Publicados Vida


Vida »

Sidiki Kaba, presidente da Assembleia dos Estados parte do Estatuto de Roma, tratado fundador do Tribunal Penal Internacional (TPI), apelou à África do Sul e ao Burundi para reconsiderarem as suas decisões de retirada daquela instância. Hipocrisia ao seu mais alto nível.

Vida »

O tema é polémico. Muito! Mas, infelizmente, ele campeia no seio de uma das mais implantadas comunidades cristãs: a Católica, em Angola.
Os motivos são vários, tais como a discriminação, a falta de oportunidades iguais e a ascensão de uma etnia, muitas vezes, e outras a raça, principalmente, europeia ou latina nos lugares cimeiros e decisivos da hierarquia da Igreja em Angola.

“Não está em c

Vida »

O romance Uma Outra Voz, escrito por uma portuguesa radicada em Londres, ganhou o Prémio Leya. Retrata a emigração para África de uma família de Estremoz.

Vida »

O último romance do escritor angolano José Eduardo Agualusa, Teoria Geral do Esquecimento, é o vencedor do Prémio Literário Fernando Namora, anunciou de sábado para domingo o júri. Esta é a 16.ª edição do galardão de 15 mil euros instituído pelo grupo Estoril-Sol.

Vida »

A implantação da República, a 5 de Outubro de 1910, foi um ponto de viragem para a Igreja Católica em Portugal, tendo levado a uma “recomposição interna” destinada a enfrentar um “programa intencional de laicização”.

Vida »

As recentes alterações às regras e montantes atribuídos em sede de apoios sociais são mais um claríssimo atentado às famílias com filhos», afirma a APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Vida »

Acabada a cerimónia de inauguração do quartel da GNR, em Silves, na quarta-feira, seguiu-se o almoço. A refeição foi servida na marisqueira Rui, mas foi exclusiva para as entidades oficiais. Aos militares foi servido um lanche, com sandes, mas cada um teve de pagar 2,80 €.

Vida »

O caso nem é novo, como não é novo todo o sistema político-partidário português onde se rouba à grande. Recorde-se, tantas vezes quantas for necessário, que Manuel Alegre, ilustre militante socialista e candidato presidencial apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda, foi reformado em Julho de 2006 com 3.219,95 euros mensais por ter desempenhado, segundo o próprio, durante “pouco tempo”, funções d

Vida »

Um total de vinte políticos do Governo recebe subsídio de alojamento: por mês, governantes têm 1400 euros cada; chefe de gabinete recebe 940.
O subsídio de alojamento de vinte políticos do Governo vai custar, em 2011, cerca de 300 mil euros.

Vida »

Emocionado durante a entrega do Prémio Camões 2010, na noite de quinta-feira no Rio de Janeiro, o poeta Ferreira Gullar disse que toda a sua poesia “valeu a pena” e se depender dele, não vai parar de escrever tão cedo.

Vida »

Jardo Muekalia tinha 16 anos quando aderiu à UNITA. No livro que agora lançou, ‘Angola, a Segunda Revolução’ (Sextante Editora), conta as batalhas pela independência e democracia.

Vida »

Para que o português seja respeitado e uniformizado, os jornalistas dos PALOP vão receber formação em língua portuguesa antes dos cursos profissionais no âmbito de um protocolo recentemente assinado entre a secretaria de Estado da Comunicação Social e o Instituto Camões.