Publicados Comunidade


Comunidade »

Timor-Leste é o país lusófono com melhor desempenho no Índice da Liberdade de Educação, da autoria da fundação Novae Terrae e da organização não-governamental Oidel, com estatuto consultivo na UNESCO e no Conselho da Europa.

Comunidade »

Portugal defende (sem convicção mas para ficar bem na fotografia) hoje em Brasília, na Cimeira da CPLP, “formas específicas de autorização de residência mais célere” para cidadãos lusófonos, proposta que “em nada colide com as obrigações portuguesas” inerentes Acordo de Schengen.

Comunidade »

O elefante branco que dá pelo pomposo nome de CPLP (Comunidade dos Países de “Língua” Portuguesa) deverá definir, na próxima semana, as estratégias para o futuro, numa cimeira que servirá também para analisar o cumprimento dos compromissos da Guiné Equatorial, que aderiu há dois anos. Deverá também mudar a cor do… elefante.

Comunidade »

O Folha 8, jornal Angolano fundado em 1995, acaba de aderir ao Portugal-linha.net, um site de Marcadores Sociais para a Comunidade Lusófona. Os sites de Marcadores Sociais (Social Bookmarking, em inglês) não têm merecido, apesar do seu potencial, o interesse da Web lusófona que conseguiram no resto do mundo. Este tipo de sites ajuda na divulgação dos sites para os quais aponta, tanto junto dos le

Comunidade »

O presidente da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula, defendeu hoje a produção e comercialização de produtos agrícolas com a marca da comunidade lusófona. Na sessão de abertura do Agrofórum, a decorrer em Lisboa, Salimo Abdula questionou como é que só nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) há “28 milhões de pessoas [10 por cento da população da comunidade] a pa

Comunidade »

Cerca de cinco mil pares de calçado foram arrecadados em iniciativas promovidas pela organização Helpo para serem distribuídos a crianças e jovens carenciados de Moçambique e São Tomé e Príncipe, disse hoje a organização do projecto.

Comunidade »

As nove economias dos países da CPLP valem cerca de três biliões de dólares (2,7 biliões de euros), com Brasil e Guiné Equatorial em recessão, e Moçambique e Angola a sofrerem um forte abrandamento.

Comunidade »

A candidata presidencial norte-americana, Hillary Clinton, elogiou o novo secretário-geral da ONU, António Guterres, dizendo que já deu provas de ser um defensor dos direitos humanos e dos mais vulneráveis. Ficamos então a saber, pelos rasgados elogios que António Guterres fez ao regime de Angola, que as nossos crianças não são seres vulneráveis, mau gado o facto de Angola ser o país do mundo com

Comunidade »

O comandante da corveta, capitão-tenente da Armada Guilherme Augusto Brito Capello, desembarcou, acompanhado de uma escolta e de alguns dos seus oficiais, para participar numa importante reunião com os notáveis de Cabinda que, receosos de uma invasão gaulesa, haviam solicitado proteção.

Comunidade »

Guilherme Augusto Brito Capello, capitão tenente da armada, comandante da corveta RAINHA DE PORTUGAL, comendador d' Aviz e cavaleiro de várias ordens, autorizado pelo Governo de Sua Magestade Fidelíssima El-Rei de Portugal, satisfazendo aos desejos manifestados pelos príncipes de Cabinda em petição devidamente por eles assignada em grande FUNDAÇÃO, concluiu com os referidos Príncipes, Governadore

Comunidade »

Caixotes de retornados amontoam-se junto ao Padrão dos Descobrimentos Foi preciso esperar mais de 30 anos para que as feridas abertas pelo retorno dos colonos em África começassem a sangrar. Muitos decidiram agora escrever sobre o estigma de "retornado".