Publicados Notícias


Notícias »

O Folha 8, assumindo – como sempre – de corpo e alma a sua função histórica (desde 1995 damos voz a quem a não tem – os Angolanos) e génese de jornal independente e livre, escolheu as duas figuras que, em Angola, se destacaram em 2016 pela positiva e pela negativa. Marcolino Moco é a figura do ano pela positiva e José Eduardo dos Santos pela negativa.

Neste balanço, ao contrário de outros que

Notícias »

Em 2003, já lã vão 13 anos, José Eduardo dos Santos anunciou a sua saída da presidência. Alguns acreditaram, outros fingiram que acreditavam, outros – conforme “ordens superiores” – nem quiseram pensar na credibilidade da afirmação.

Notícias »

As vendedoras ambulantes em Luanda, para além de viverem no limiar da pobreza, sustentarem marido e filhos, fugirem aos fiscais, aos gatunos e até aos agentes da polícia, têm agora mais um problema: cães polícias.

Notícias »

Foi tornada pública, hoje, uma declaração onde se contesta as cinco leis aprovadas recentemente que vão regular o exercício do jornalismo em Angola. No documento, subscrevido por 16 jornalistas de órgãos de imprensa diferentes, repudia-se a aprovação destas leis e afirma-se “publicamente o não acatamento das mesmas como acto de protesto pacífico”.

Notícias »

José Eduardo dos Santos foi internado, de urgência, numa clínica em Barcelona. O Presidente de Angola, depois de já este mês ter sido consultado no mesmo estabelecimento de saúde, regressou ao país para assistir ao funeral do irmão, teve agora de regressar de urgência a Espanha, segundo apurou o Folha 8.

Notícias »

O rapper e activista Luaty Beirão encontra-se em Genebra, onde falou à Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as detenções arbitrárias de que foi vítima recentemente, juntamente mais 16 companheiros, detenção mundialmente conhecido como «caso 15+2».

O acto onde o activista participou foi organizado pelo Grupo de Trabalho Sobre Detenções Arbitrárias da ONU, em celebração do 25.º aniversário

Notícias »

A ideia do regime de José Eduardo dos Santos era juntar milhares e milhares de integrantes do Conselho de Igrejas Cristãs (CICA), liderado por Simão Kimbangu, em Angola. Como o Folha 8 documentou, no local, foram apenas algumas, poucas, dezenas que marcaram presença, sendo mais os polícias e outros agentes de segurança presentes.

Nem mesmo o local engalanado, festivo e abençoado pelo “escolhid

Notícias »

Elias Xavier, antigo realizador e moderador do programa «Angola e o mundo em sete dias» da rádio Despertar, suicidou-se na tarde de ontem, domingo. Desconhece-se até ao momento as razões do suicídio, sabe-se apenas que foi encontrado em casa suspenso por uma corda.

Notícias »

O regime de Eduardo dos Santos certamente que quer, agora mais do que nunca, que a portuguesa TVI envie em “reportagem” a Angola o seu maior especialista em branqueamentos, Victor Bandarra. Depois da lição de jornalismo que a SIC deu com a reportagem “Angola um país rico com 20 milhões de pobres“, o MPLA não pode perder tempo.

Notícias »

Angola, Moçambique e Cabo Verde estão entre os países africanos onde a situação das pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) é mais preocupante, segundo o mais recente relatório da UNAIDS, hoje divulgado. Embora globalmente haja mais gente informada de que está infectada, não existiam, até 2015, dados disponíveis quanto à percentagem de diagnósticos nestes três países africa

Notícias »

Para se defender da contestação popular, a presidente do Conselho de Administração da Sonangol, nomeada para o cargo num exercício de evidente nepotismo por parte do seu pai, tem vindo a queixar-se de que é vítima de intrigas políticas. Mas, se por um lado se queixa, por outro mais não tem feito do que tomar medidas que dão total razão a todos os angolanos contestatários.

Notícias »

Depois de denunciarmos, na edição de 12/11, que aviões da Força Aérea Nacional, ramo aéreo das Forças Armadas de Angola (FAN-FAA), são usados para transportar militantes do MPLA aos campos de férias do alcoolismo organizados anualmente pela JMPLA, eis que agora avançamos aqui o serviço de transporte de passageiros civis mediante pagamento.